Livros e capítulos

Capítulos de livros

Da confusão entre as funções “medida de valores” e “padrão de preços”. In: 150 anos de O capital. Curitiba, CRV, 2017.

Intelecto Geral. In: A informação e o conhecimento sob as lentes do marxismo, Rio de Janeiro: Garamond, 2014.

A dialética de Marx e o evolucionismo de Hayek. In: Economia e Filosofia: controvérsias e tendências recentes. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2012.

Dos limites do valor e do capitalismo. In: Perspectivas em Filosofia da Economia. Salvador: EDUFBA, 2012.

Duas explicações marxistas para a grande falha do capitalismo. In: A grande crise capitalista global 2007-2023: gênese, conexões e tendências. São Paulo: Fundação M. Grabois, 2013.

A garganta mitológica da teoria econômica. In: Celso Furtado e o século XXI. Rio de Janeiro: Manole, 2007

A ortodoxia neoclássica. In: Ensaios de história do pensamento econômico no Brasil contemporâneo. São Paulo: Atlas, 2007.

Certezas do presente, ilusão do possível? In: André Gorz e seus críticos. Org. Josué P. Silva e Iram J. Rodrigues. São Paulo: AnnaBlume, 2007

A garganta mitológica da teoria econômica. In: Celso Furtado e o século XXI. Org. João Saboia e Fernando Cardim. Barueri, SP: Manole, 2007.

Situação econômica no começo do milênio.In: Economia solidária e autogestão – encontros internacionais. Org. Sylvia L. Mello. São Paulo: NESOL-USP, ITCP-USP-PW, 2005.

A questão da resolução de controvérsias em Economia. In: A história do pensamento econômico como teoria e retórica. Org. Paulo Gala e José Márcio Rego. São Paulo: Editora 34, 2003                                                                                 

A questão da comparação das teorias em Economia. In: Métodos da ciência econômica. Org. Gentil Corazza. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.

Em busca das fundações teóricas e sociais da relação da relação da teoria neoclássica com a ética. In: Ética e teorias econômicas. Recife: FASA, 1998.

A meca da economia positiva, o último peregrino? In: Revisão da crise: metodologia e retórica na história do pensamento econômico. Org. José Márcio Rego. São Paulo: Bienal, 1991.

A respeito de ideologia: o ato e o modo de ver. In: Metodologia da Economia: ensaios. Org. Ana M. Bianchi. São Paulo: IPE/USP e FAPESP, 1988.

Stuart Mill e o homem econômico ir-racional. In: Questões de método na ciência econômica. Org. Ana M. Bianchi. São Paulo: IPE/USP, 1987.