Pular para o conteúdo

Um colapso dos mercados emerge agora

19/03/2020

Neste post apresenta-se aqui uma continuação da análise que vem sendo feita por Michael Roberts sobre a crise econômica atual em seu blog The next recession. Acompanhando as previsões, ele agora adverte para o advento próximo de uma situação muito grave, especialmente nos países de rendas médias e nos mais pobres.

As previsões de queda global do mercado no restante deste 2020 estão já aparecendo mesmo nas publicações oficiais. Há crescente consenso entre os economistas que haverá uma contração no PIB real global pelo menos nos dois primeiros trimestres de 2020. Eis que a pandemia COVID- 19 está exigindo uma reação nos mais diversos países que consiste em promover um “bloqueio” no funcionamento do sistema econômico. O resultado será necessariamente um afundamento do PIB mundial.

Tudo isso é consequência da irresponsabilidade das políticas capitalistas neoliberais que se preocupam somente em aumentar os lucros, reduzindo os salários dos trabalhadores e elevando a taxa de crescimento. É evidente que a ausência de políticas de coordenação internacional nos campos da ecologia, das pandemias, das desigualdades de renda etc. estão criando não a prosperidade, mas a barbárie. É evidente que há uma ameaça crescente à existência da própria humanidade. É preciso ficar atento ao que agora vai acontecer.

O texto está aqui: Roberts – O colapso emergente do mercado

Comentários encerrados.